Pela tradição judaico-alemã, os Anjos são “criaturas” espirituais que servem a Deus. Muitas vezes considerados escravos porque não recebem remuneração, pelo trabalho de levar mensagens por ordem divina.Em alguns livros sagrados os Anjos são descritos como tendo uma beleza delicada, com asas e auréola. Os muçulmanos, espíritas, hindus e budistas aceitam o fato dos Anjos existirem, porém, com variados nomes e características.
O Budismo e o Hinduísmo descrevem os Anjos como “seres brilhantes” ou “auto iluminados”. Dizem que comem, bebem e se transformam na forma humana e as vezes em criaturas ilusórias como uma fada ou bruxa.
No Islamismo os Anjos são divididos em duas categorias: os bons e fiéis a Deus e os maus, como por exemplo o anjo que se transformou em serpente e ofereceu a maçã a Eva e Adão que foram expulsos do Paraiso, direto pro Inferno.
No Espiritismo os Anjos são os espíritos ou almas, simples e ignorantes, sem conhecimento do bem e do mal, porém, com o livre arbítrio para adquirir a luz que precisam.

É antiquíssima a ideia da existência dos Anjos. Como todo individuo, cada nação e cidade tem seu Anjo, que são divididos em seções especiais as quais a cooperação pode ser imediatamente prática e benéfica, são eles:

Anjo Tutelar ou da Prosperidade: está sempre ansioso por servir sua nação ou cidade. Não se enganem com o nome Prosperidade, porque ele atua para inspirar ideias, estabelecer planos e métodos para um desenvolvimento normal para que cada um possa utilizar da melhor forma e prosperar.

Anjos do Poder: ensinam aos homens a libertação dos níveis mais profundos da energia espiritual para que toda a atividade humana seja corretamente executada.

Anjos da Arte Curativa: estão sob a direção do Arcanjo Rafael, cheios de amor para com os enfermos, nos umbrais espirituais, nos hospitais ou nas próprias residências.

Anjos Guardiães do Lar: gostam da vida doméstica, participando das horas de trabalho e de repouso, acariciam as crianças em seus brinquedos e ficam felizes na atmosfera de harmonia do lar.

Anjos Construtores: guiam o crescimento em todos os mundos e se amoldam as leis, esforçando-se por melhora-los, aperfeiçoa-los e inspira-los.

Anjos da Natureza: estão extensamente espalhados e cada um habita e trabalha em seu próprio elemento. Também inspecionam o crescimento de cereais, frutas e flores. Aparecem como duendes, gnomos, fadas, ondinas, silfos e espíritos do fogo. OBSERVAÇÃO: o clima e as mudanças de atmosferas, correspondem as salamandras e ondinas, os silfos as tempestades. Não provocam essas situações, apenas tentam proteger os humanos, mesmo que não sejam invocados seu auxílio. Se os homens soubessem invocar sua ajuda, aprenderiam a controlar e dominar os caprichos da natureza!

Anjos da Música: nada mais são do que incorporações e expressões da voz de Deus. Quando alguém tem o dom de cantar e tocar um instrumento, estão envolvidos num mundo de luz e som, e são a expressão das cores cósmicas dentro do Universo.

Anjos da Beleza e da Arte: sempre que o homem aspire o belo, procure modelar, desenhar ou pintar, ele se afina com esses Anjos. A beleza e a arte não morrem, são eternas e devem ser consideradas como virtudes.

UMA ORAÇÃO PARA EVOCAR ESSES ANJOS “Que as bênçãos emanantes do alto se exteriorizem embelezando o amor humano. Que em nossa gratidão vos tributamos, nossos Anjos Protetores!
Aceitai nosso amor e gratas orações e ajudai-nos assim a viver e a trabalhar,
Para que sempre vossas hostes nos achem,
E cada vez mais irmanados convosco!
Amém, Amém!”

tarot

O que é Masdeísmo?
É uma religião que existiu antes de Cristo e considerava os Anjos como Devas ou Deuses de diversas categorias, que era presidido pela autoridade superior chamada de Amesha Spentas.

Na cabala temos Anjos?
Sim, são consideradas legiões de gênios e são chamados Sephiroth, desde os tempos mais remotos entre os fariseus, antes de Cristo.

Ouvi dizer que na época que os judeus eram mortos por Hitler, clamavam por Anjos, para abrandar seu sofrimento, é verdade?
Sim, eram chamados de Elohim e eram invocados pra tranquilizar os corações dos judeus diante de tanto sofrimento, e assim acreditavam que não sentiriam as torturas passadas.

É verdade que uma criança que não é batizada, não tem Anjo da Guarda?
A ideia do Anjo da Guarda está contida em todas as religiões. Os católicos afirmam que na hora do batismo a criança recebe um Anjo Custódio ou Anjo Protetor, que o acompanha até o final de sua vida.

Por que se todos temos um Anjo da Guarda, existem tantas mortes violentas, acidentes, assassinatos?
A diferença entre o corpo físico e o astral é enorme. As limitações físicas, as ansiedades, as ambições, sentimentos como inveja, ciúmes, raiva, vícios extremos, fazem os humanos se excederem e provocarem esses tipos de desastres. Nessas situações, os Anjos da Guarda estão de costas para seus protegidos, porque os Anjos não aceitam esse tipo de comportamento e se afastam.

UMA CONSIDERAÇÃO IMPORTANTE SOBRE OS ANJOS
Quanto mais o ser humano purificar sua matéria, elevando seus sentimentos e pensamentos, vivendo mais da alma do que do corpo, maior será a sua possibilidade de receber auxilio dévico. Aos Anjos, é difícil aproximarem-se da Terra, porque a humanidade está por demais envolvida nas coisas materiais. A ideia popular dos Anjos não passa nos dias de hoje como alegorias mal interpretados pelas seitas religiosas. Mas os Anjos não desejam ser simples fantasias, brincando na cabeça das crianças, e sim, estar ao lado delas, servi-las e serem úteis à humanidade, como colaboradores de Deus como são, na grandiosa obra de Sua criação!

tarot

O elevado reino da Hierarquia dos Arcanjos está inundado da luz do Sol Universal. A função dos Arcanjos é trazer essa luz para baixo, para a Terra, no intuito de colocar à nossa disposição as qualidades que se encontram nas cores da grande luz branca e que indicam todas as vibrações necessárias à harmonia, à ordem e a realização plena em nossas vidas ! São 7 (sete) os Arcanjos que receberam de Deus amplos atributos, a fim de intervir com eficácia nos acontecimentos da Terra, tornando-os mais nobres, para que, de acordo com suas características de equilíbrio, se harmonizem cada vez mais com o raio colorido a que pertencem.

O ARCANJO MIGUEL é o líder e por isso também é chamado de “Príncipe das Hostes Celestes”. Ele presta sua ajuda no primeiro raio de luz, que vibra na cor azul-safira e personifica a fé, a vontade divina, a proteção, bem como a libertação de todo o mal.

O ARCANJO JOFIEL brilha no segundo raio, na cor amarelo-dourado, que representa a estabilidade, a iluminação, a sabedoria, o discernimento e o progresso

O ARCANJO CHAMUEL brilha no terceiro raio, na energia da cor rosa, que representa a caridade, amor incondicional e espiritual, da compaixão, da tolerância e da simpatia.

O ARCANJO GABRIEL brilha na energia do quarto raio, na cor branca, que representa a esperança do aperfeiçoamento, do equilíbrio, da pureza.

O ARCANJO RAFAEL brilha na energia do quinto raio, na cor verde que representa a verdade, a cura, a iluminação, a concentração e a iniciação para a cura espiritual.

O ARCANJO URIEL brilha na energia da do sexto raio, na cor vermelho-rubi-dourado, que representa a prática da misericórdia, do serviço altruísta, bem como a paz universal.

O ARCANJO ZAQUIEL brilha na energia do sétimo raio, na cor violeta, que simboliza a Era de Aquário, representando a purificação perfeita, a transformação, o perdão, a justiça divina e a liberdade ilimitada.

O nome de cada Arcanjo termina com a sílaba “EL”, que significa “os enviados de Deus” ou os “mensageiros de Deus”.
Cada um deles pode ser simplificado assim:

MIGUEL: pode ser traduzido com “Quem é como Deus?” “Deus é sem igual!”
JOFIEL: significa algo semelhante a “Deus é a minha Verdade”.
CHAMUEL: significa “Deus é o meu objetivo”.
GABRIEL: significa “a força de Deus”.
RAFAEL: personifica o conceito de “Deus cura”.
URIEL: descreve “o fogo de Deus”.
ZAQUIEL: seu nome revela “a benevolência de Deus”.

SÃO MIGUEL ARCANJO: Ele é o Arcanjo mais conhecido. Na Bíblia católica diz-se que ele é louro de olhos azuis, com uma aparência magnifica. Quando os homens encarnavam na Terra, ele resolveu acompanha-los de livre e espontânea vontade e ser o guardião da fé em Deus. É o chefe do exército celeste e comandante da expulsão do dragão e do demônio do céu.Com frequência o Arcanjo Miguel e seu exército se unem aqueles que, como lutadores pelo bem, se veem confrontados com uma força que, inflexível e praticamente intransponível, se ergue diante deles e que não poderia ser vencida apenas com as capacidades humanas. É nesses momentos que a luz sai vitoriosa. O templo em sua homenagem está situado sobre Rocky Montains, no Canadá. Este templo é construído de maravilhoso material dourado, possui magníficas incrustações de safiras azuis. Sobre sua cúpula há uma figura do Arcanjo Miguel.
Séculos mais tarde, quando seus seguidores vieram de outras estrelas e trouxeram trevas e desarmonias, o Arcanjo Miguel e sua corte de Anjos, retiravam-se cada vez mais da Terra, para seu santuário de fé.

ARCANJO JOFIEL: Contam as lendas cristãs que esse Arcanjo acompanhou Adão e Eva além do Jardim do Éden e responsabilizou-se por guardar a “árvore da vida”, também conhecida como a “árvore do conhecimento do bem e do mal”, até que a humanidade estivesse pronta para acessar a sabedoria nela contida. Vale lembrar que em outros segmentos religiosos como Buda, Gautama Buda, no Misticismo Judaico, brilha a chama amarelo-dourada, a qual faz pensar que o Arcanjo Jofiel faça parte também. Seu Templo se localiza ao sul da Grande Muralha da China, ao norte da China Central e chama-se Templo Dourado da Iluminação.
UMA CURIOSIDADE: Esse Arcanjo é descrito como “chefe “de 53 legiões de Anjos de esferas inferiores e que ele é também o Espirito de Júpiter, quando esse planeta passa pelos signos de Peixes (água) e Sagitário (fogo).
Também ensinou 70 línguas para as almas que estavam em busca de sabedoria, além disso está envolvido na Criação de Amuletos.

ARCANJO CHAMUEL OU SAMUEL: Acredita-se que ele é o maus doce e mais amoroso de todos os Arcanjos. Sua presença se manifesta como as famosas “borboletas no estômago”, ou como um tipo de radiação de energia no coração. É associado ao Planeta Vênus e “diretor” de todos os Anjos da vibração da cor rosa, que lutam contra as forças do ódio, incentivam a gratidão de Deus, inspiram respeito e valorização da vida, porém, só conseguimos usufruir de tudo isso, quando estamos com os pés no chão bem fincados, ou seja, quando temos a estabilidade e capacidade de resistência. Essas manifestações também aparecem pelas pessoas que dedicam seu amor aos animais, tais como pássaros, gatos, cachorros, por serem mais comuns, caseiros, fiéis e amorosos.
CURIOSIDADE: houve a crença que o Arcanjo Chamuel foi separado da consciência humana ao longo dos séculos, e a humanidade não poderia se comunicar com ele, por causa das maldades trazidas por outras “tribos”.
Não se sabe nada sobre sua forma física ou espiritual.
Seu templo se encontra no plano etérico sobre St. Louis, Missouri, EUA e chama-se Templo da Adoração.

SÃO GABRIEL: Ele é citado várias vezes na Bíblia Católica, porque foi quem anunciou ao Profeta Daniel, a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias (em grego: Cristo) e disse-lhes:-“dentro de 70 semanas (na época se contavam como anos) aparecerá o Santo dos Santos. (70 anos x 7 = 490 anos). Mais tarde falaremos sobre essa parte dos números !!
Também lhe foi confiada a mais alta missão: anunciar o nascimento do filho de Deus a uma virgem de nome Maria e lhe disse: “Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo, não tenhas medo, venho lhe dar boas novas! conceberás um filho, a quem darás o nome de Jesus. Ele será o filho do Altíssimo e seu reino não terá fim”!
O Arcanjo Gabriel é o guardião luminoso de nossos pensamentos, palavras e ações; é ele que corre diretamente em nosso auxílio quando nos sentimos feridos, confusos ou agitados, deixando de tomar os cuidados que seriam apropriados nessas circunstâncias. Esses momentos representam sempre uma prova de excepcional bondade e uma avaliação precisa do nosso ser, que abre seu caminho através das trevas em nome da luz.
Segundo a religião Islâmica, ao Arcanjo Gabriel foi atribuída a revelação do Corão, ao profeta Maomé, enquanto ele meditava em uma montanha em Meca, onde até os dias de hoje é feita uma peregrinação pelos adeptos dessa religião.
Seu templo se localiza no plano etérico entre Sacramento e o Monte Shasta, na Califórnia, EUA e chama-se Templo da Esperança.
UMA CURIOSIDADE: Ele é o portador da oração mais popular e mais querida do Cristianismo: a Ave-Maria !!

ARCANJO RAFAEL: Esse Arcanjo rege a luz verde que provém do coração de Deus; cuida da verdadeira saúde do corpo, da alma e do espírito. Junto com a energia da cor verde, em que atua unida com o azul da fé e o amarelo da sabedoria divinas, numa sinfonia equilibrada que transmuta as cores da vida, que simboliza o crescimento e o alimento que produz a cura. Por isso que o Arcanjo Rafael é chamado de “Arcanjo do centro do Equilíbrio”. Conta-se nas Escrituras Sagradas, que São Rafael ou o Arcanjo Rafael, tomou a aparência de homem para conseguir o posto de guia de viagem e acompanhar o jovem Tobias em sua peregrinação a terra de seu pai em busca dos recursos que ele havia deixado nas mãos de um amigo antes de morrer para se casar com a jovem Sarah, sua prometida. Neste itinerário, Tobias tem de enfrentar o Demônio Asmodeu, que tinha amaldiçoado Sarah, para que não se casasse. O Arcanjo Rafael perseguiu o demônio, acorrentando-o e libertando Sarah da maldição e assim, poder se casar com Tobias. Esse Arcanjo é considerado o protetor e padroeiro dos sacerdotes, dos médicos, dos viajantes, soldados e escoteiros. É comemorado no dia 29/09. Seu templo está localizado no plano etérico sobre a Guatemala na América Central. Também não se sabe se ele manteve a aparência de homem ou como ele seria no plano físico e espiritual.
UMA CURIOSIDADE: Ele é o mentor da oração ao Anjo da Guarda: “Santo Anjo do Senhor, meu zelozo guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina. Amém!”

ARCANJO URIEL: Esse Arcanjo e as tropas do seu exército atuam no elevado reino da luz; eles se comprometeram com Deus a intervir e contribuir para que a dedicação consciente ao divino, represente uma mobilização de forças e não uma súplica visando livrar-se das necessidade, preocupações e pressões que, na maioria das vezes são o motivo de nossas preces. Sua imagem aparece fantástica, num manto rubi-dourado, sendo acompanhado por miríades de Anjos, que são inumeráveis e acham-se constantemente presente nos cárceres, hospitais, reformatórios e asilos. Onde quer que exista uma alma necessitada, eles estarão lá. Sua característica maior é a Paz, pois só a paz é a verdadeira condutora da cura. Esse Arcanjo também é considerado o “Grande príncipe do Céu, porque sempre se oferece para aumentar a força da alegria entre nós, para facilitar o controle da vida e favorecer a execução dos planos diários. Seu templo está localizado no plano etérico sobre as Montanhas Tatra, Sul da Croácia, Polônia. A frase que decifra esse Arcanjo é: “Eu agora me posiciono na corrente do Amor Divino, do Perdão Incondicional e da Abundância Ilimitada de Deus Criador!”

ARCANJO ZAQUIEL OU EZEQUIEL: Esse é o último Arcanjo, dentro do conhecimento das religiões. Tem sob sua regência planetária Urano, que destrói o imperfeito, a discórdia, o ódio e todos os alicerces impuros, velhos e decadentes, enquanto que Saturno completa essa limpeza, elevando e libertando isso tudo, dentro da chama violeta, com seus exércitos de luz, os quais se puseram a serviço dessa força de purificação divina, para dissolver e transformar o que não corresponde as leis cósmicas do princípio universal. Seu símbolo é a Cruz de Malta, dentro de uma Flor de Lótus, envolta num par de asas. Quem busca sua ajuda em vida, recebe em vida mesmo esses benefícios. Com sua luz, percorre e envolve todo o Planeta Terra, distribuindo a justiça, que é o direito de todo filho de Deus de usufruir corretamente das virtudes divinas.Com a força da chama violeta, orienta seus Anjos a espalhar a liberdade, a todos os que sofrem, pois o sofrimento não é uma realidade divina. Agora, com grande atuação nessa nova era, Era de Aquário, está patrocinando e protegendo as crianças que estão nascendo, para construírem uma nova civilização de luz.
É o Arcanjo da Misericórdia e Liberdade. Também nos ensina que é possível desapegar-se de todas as velhas sombras, que ocultem em si forças negativas, as quais podem ser eliminadas para dar maior acesso a chama violeta. O significado básico da chama violeta está em sua extraordinária força de purificação e de transformação que aqui se apresenta como misericórdia divina. A localização de seu templo está sobre a ilha de Cuba, onde foi erguido em épocas remotas, por ter sido encontrado um poderoso e benéfico foco de irradiações sobre a superfície da Terra. Chama-se templo da Transformação.
UMA CURIOSIDADE: Acredita-se que esse Arcanjo um dia surgirá sobre o Planeta Terra e nesse momento, uma grande chama na cor violeta se fará perceber no Universo!

UMA CONSIDERAÇÃO GERAL SOBRE OS ARCANJOS Temos se estar dispostos a abrir o coração pra ouvir as palavras que nos são necessárias no dia a dia, com tantas violências, diferenças sociais e raciais.Com orações e pedidos para a Paz mundial, todos podemos ajudar uns aos outros. Então, voltemo-nos para as palavras de amor, alegria, procurando proporcionar através dessas vibrações, esperança, confiança e felicidade!

Por Sônia Brandi

tarot